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Google Meu Negócio


O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite aos donos de empresa serem encontrados mais facilmente pelos consumidores. A otimização do perfil na plataforma é essencial para garantir bons resultados. Entenda por que e como você deve usar do Google Meu Negócio em sua estratégia!

Estar presente na Internet é prerrogativa básica para quem tem um negócio próprio. Ter um site e investir na publicação de conteúdos educativos em um blog é a estratégia básica na qual muitos dos empreendedores apostam para serem encontrados.


Isso porque a cada 10 pessoas, 8 usam do Google para buscar informações sobre as empresas e 95% usaram o Google em 2017 para comparar negócios antes de decidir com qual entrar em contato primeiro.


Pensando nisso, nada mais lógico que potencializar essa estratégia com a ajuda do Google Meu Negócio. A ferramenta, criada pelo Google, tem como foco impulsionar as vendas locais por meio da aparição de informações sobre a empresa nas páginas de resultado e também no Google Maps.


Se você ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio, ou se você não pensa em uma estratégia de marketing exclusiva para ele, saiba que muitas oportunidades podem ser desperdiçadas!


O QUE É O GOOGLE MEU NEGÓCIO?

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.


A ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer aos empreendedores a possibilidade de passar importantes informações aos usuários, como:

  • Telefone de contato;

  • Horários de funcionamento;

  • Horários de pico;

  • Site;

  • Links de reserva ou agendamento;

  • Fotos internas e externas do seu estabelecimento;

  • Cardápio;

  • Notas sobre produtos ou serviços;

  • Comodidades que sua empresa oferece;

  • Avaliações de clientes;

  • Localização ou área de cobertura;

  • Postagens sobre seu produto ou serviço;

  • Agenda de Eventos;

  • Etc.

Esse serviço surgiu em 2014 para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google + (ferramenta desativada em 2019).

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESSA PLATAFORMA?

Maior confiabilidade

Empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores, segundo informações da própria empresa.

Mais cliques

Além disso, aqueles que postam fotos em sua conta, recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site do que as outras empresas.

Facilidade de mensuração de resultados

E, como toda estratégia de marketing precisa ser mensurada, aqui não é diferente. A plataforma permite que os donos do negócio acessem as seguintes informações:

  • como os clientes pesquisaram a empresa e de onde eles são;

  • quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta;

  • quantos pedidos de rota foram feitos;

  • quantos cliques o site teve.

Ajuda na localização

Além do destaque de ter um perfil no Google Meu Negócio, essa ferramenta permite gerenciar como sua empresa aparece no Google Maps. Mais do que uma ficha descritiva, é um recurso que viabiliza a chegada dos clientes até você.


Receber avaliações de clientes

Outra vantagem do Google Meu Negócio é o campo para avaliação dos clientes, no qual você interage com eles e ganha confiança respondendo aos comentários. Sabia que, para os consumidores, as empresas que fazem isso são consideradas 1,7 vezes mais confiáveis do que aquelas que não dão a mínima para eles?

Essa é também uma forma de gerar oportunidades de crescimento, pois o contato pode fornecer pistas valiosas sobre as necessidades do seu público.


Ter fotos dos produtos e do espaço

Estimule a interação deixando seus clientes sempre atualizados com fotos da sua empresa, produtos ou serviços.

A plataforma também exibe fotos publicadas pelo seus clientes quando analisam a sua página. (As fotos publicadas por usuários não são gerenciadas pelo administrador, ou seja não podem ser alteradas ou excluídas.)


Ter links

Direcione os clientes para seu site, whatsapp ou redes sociais para que possam conhecer melhor seu negócio. Ao criar um link no Google Meu Negócio para sua página principal, você torna sua presença on-line mais completa, integrada e profissional, gerando mais credibilidade.


Fazer postagens dos produtos e serviços

Você pode realizar quatro tipos de postagens diferentes no Google Meu Negócio:

  • Postagens de ofertas,

  • Novidades,

  • Eventos

  • Produtos.

Cada tipo de post tem um objetivo diferente e alguns como oferta e evento tem tempo para encerrar a visualização.


UTILIZANDO AS ETIQUETAS

Elas servem para classificar empresas por segmento e detalhar sua descrição. Um exemplo: alguns restaurantes servem feijão e arroz; outros, comida chinesa etc. Ao indicar a cozinha (oriental, nordestina, italiana…), você aproxima ao máximo a definição.


Como fazer isso? Cadastrando palavras-chave com as etiquetas do Google Meu Negócio.

Quanto mais termos específicos, melhor, para que as pessoas encontrem sua empresa ao buscar por diversas palavras.

Vamos supor que o cliente está no Rio de Janeiro, no bairro Anil. Provavelmente, pesquisa assim: “restaurante italiano em Anil, RJ”; “delivery de comida italiana em Anil, RJ”.

Portanto, amplie seu alcance detalhando o cadastro e usando as tags. E coloque sua empresa “na vitrine” da internet quando uma pesquisa mais específica é feita.


ANALISANDO OS RESULTADOS COM OS RELATÓRIOS E INSIGHTS

Perfil criado, fotos inseridas, etiquetas ok! Não esqueça de analisar os resultados.

Aproveite os insights que o Google traz com os resultados de pesquisa do seu negócio com relatórios e gráficos que mostram como as pessoas encontraram sua empresa e como fizeram isso.

Os insights podem ser analisados por:

🍀 Consulta de pesquisa

Essa sessão mostra o número de pessoas que pesquisaram sua empresa por nome ou categoria.


🍀 Onde os clientes encontram você no Google

Mostra quantos clientes encontraram sua empresa por meio da Pesquisa Google ou do Maps.


🍀 Ações dos clientes

Este gráfico mostra as ações realizadas depois de encontrar seu perfil no Google Meu Negócio como: cliques no site, ligações e solicitações de rotas.


🍀 Solicitações de rotas

Esta seção mostra a quantidade de solicitações de rotas e onde as pessoas estavam quando solicitaram rotas até sua empresa.


🍀 Chamadas

Esse gráfico exibe o total de chamadas realizadas e a tendências das chamadas por dia da semana ou horário do dia.


🍀 Fotos

O gráfico mostra quantas vezes suas fotos (proprietário e cliente) foram visualizadas e faz uma comparação as empresas concorrentes.


Todos os meses, são mais de 5 bilhões de buscas nele por restaurantes; 3 bilhões por hotéis; 1 bilhão de buscas por lojas de roupas; 600 milhões de pesquisas por salões de beleza; 5 milhões de pesquisas por cafeterias; entre outros milhares de negócios, produtos e serviços.

Então porque não aproveitar o grande potencial que o Google Meu Negócio oferece para ser encontrado com mais facilidade, não é?


SAIBA COMO MANTER SEU GOOGLE MEU NEGÓCIO SEMPRE ATUALIZADO

Acesse o Google Meu Negócio, faça Login e comece a gerenciar seu negócio.